Proposta de Jogo usando Tecnologias Assistivas para Auxílio na Rotina Diária de Crianças Autistas
Os jogos para
computador, que no passado eram considerados como meros passatempos, são
atualmente utilizados como ferramentas no aprendizado educacional. Nos jogos de
cunho psicopedagógico, é possível promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas,
quando observadas características peculiares do público-alvo durante a fase de
elaboração do software. A inserção de tecnologias assistivas tem como papel
aliar a educação das crianças especiais no suporte do ensino que tornem as atividades
simples em prováveis. Este artigo apresenta uma proposta de jogo que possa auxiliar
na rotina de crianças portadoras de autismo. Tal iniciativa é motivada pela necessidade
de ampliação das alternativas para que pais e ou profissionais (terapeuta ocupacional,
psicólogo, fonoaudiólogo) possam lidar de forma mais confortável com a rigidez
de apego a rotinas que caracteriza uma criança com autismo. Assim tem-se como objetivo
uma maior inserção na sociedade, haja vista que a fácil assimilação e o conhecimento
da rotina prevista promovem maior autonomia e previsibilidade dos próximos
acontecimentos e, por conseguinte, redução de comportamentos indesejados, como
birras e agressões. O jogo proposto é denominado provisoriamente de ROTAUT (rotina
autista). Ao longo do artigo serão apresentadas algumas características do
jogo, levantadas tanto na revisão bibliográfica quanto nas visitas a uma
instituição que atende crianças autistas com diversos níveis de
comprometimento, ressaltando a flexibilidade na escolha da rotina, bem como o
diagrama de caso de uso e protótipos de dois cenários. Palavras-chave:
aprendizagem, autismo, jogos, rotina, tecnologias assistivas.
Palavras-chave:
aprendizagem, autismo, jogos, rotina, tecnologias assistivas.
Sem comentários:
Enviar um comentário